Nós Somos

A QUINTA SEMENTES D’ESTRELA é um projeto que desenvolve projectos que apoiam a comunidade em geral no Cuidar da Terra e no Cuidar das Pessoas, em prol de uma Cultura de Sustentabilidade.

CONCEITO E VALORES

A Quinta Sementes d’Estrela é um projeto que assenta nos princípios e éticas da permacultura e visa o desenvolvimento humano e espiritual, dinamização social e regeneração ambiental.

É uma visão que sensibiliza o ser humano a experienciar a alegria, a felicidade e o bem-estar de viver em harmonia e sintonia com ele próprio e com a natureza. Numa atitude de cooperação e simbiose entre o indivíduo, a mãe Terra e a comunidade, é restabelecido o laço de pertença e união com o todo. Uma forma consciente para a regeneração dos sistemas naturais e humanos, com o propósito de criar abundância, fertilidade e resiliência.

Um conceito que abrange e interliga diversas áreas essenciais na criação de ecossistemas humanos equilibrados: espaço natural, espaço construído, ferramentas e tecnologia, educação e cultura, saúde e bem-estar e economia e finanças. Reúne estratégias e técnicas da cultura moderna e da cultura tradicional e planeia a permanência, estabilidade e resiliência destes sistemas.

MISSÃO

Proporcionar ferramentas ao individuo para que este realize o seu EU interior com consciência, despertando-o para a sua essência divina, permitindo-o atingir a harmonia, equilíbrio e reciprocidade em SI e com o seu meio envolvente.

OBJETIVOS



  1. Promover o Desenvolvimento Sustentável da Terra;
  2. Promover o Desenvolvimento do Bem-Estar Pessoal, Social e Humanitário do Ser Humano;
  3. Desenvolver, organizar, preparar, apoiar e divulgar actividades e eventos que se relacionem com a investigação e desenvolvimento de uma cultura de sustentabilidade e que exprimam o empenho de quem deseja desenvolver uma relação de partilha com a Terra e com os outros Seres Humanos;
  4. Estabelecer protocolos de cooperação considerados necessários à prossecução dos objectivos estabelecidos, com instituições de diferente cariz.
ORIGEM

Quinta Sementes d'Estrela é um projeto que surgiu pela sua mentora, Sofia Coutinho com o seu desejo de criar um espaço onde se estabeleça o elo de união entre todas as formas de capital que movimentamos: social, material, financeiro, recursos naturais, intelectual, experimental, espiritual e cultural.

Sementes d’Estrela são aqueles que neste momento cósmico têm a missão de auxiliar e cuidar todos os que estão no caminho de despertar para a Luz e Amor. É a união entre o espírito e a matéria.

SIMBOLO




O Símbolo da Quinta Sementes d'Estrela é a representação gráfica da comunidade e de tudo o que esta representa.


Na parte exterior aparece a representação de seis pétalas da flor de lótus. Esta significa a pureza do corpo e da alma, em busca de realização espiritual.


A estrela de seis pontas aparece imediatamente a seguir, representa a proteção divina e o equilíbrio do Ser. É a representação da fusão e equilíbrio entre dois triângulos equiláteros, o casamento divino entre a energia Yin (energias feminina, emocional, simboliza a mãe) e a energia Yang (energias masculina, acção, simboliza o pai), torna os opostos complementares: a razão com a intuição, a ação e força com a delicadeza, etc. 

O número 6 representa a Integração dos quatro aspectos que formam a personalidade humana: Físico, Vital, Emocional, Mental. Seis é número do Amor-Sabedoria, da Glória, entre outros.

O número 12 representa as 12 pétalas do chakra cardíaco, o Amor incondicional.

Physális em representação do Ser. Aparece estilizada, harmoniosa e feliz. No centro desta encontra-se a quinta-essência, a essência de cada ser. Quintessência ou quinto elemento, é o poder do amor, a qualidade e a virtude de tudo e de cada coisa na natureza. Pode ser considerada como um quinto elemento dentro de toda a matéria. Como tal, ela forma a base a partir da qual fluem os quatro elementos facilmente visíveis: o fogo, a água, o ar e a terra. Circulando de forma muito subtil, funde-se com todos os objectos, e, ainda que oculta dentro de toda e de cada substância, pode ser reconhecida.
 

IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO

1ª Fase| Observação e Interação


Objetivo 1| Promover uma rede de conhecimentos – criação de uma networking
Público alvo| público em geral, núcleos empresariais, empresas, escolas e outras instituições, associações
- Ações de formação e divulgação, terapias, cursos, workshops, retiros, ações de teambuilding, viagens temáticas entre outros eventos.
- Estabelecer parcerias e promover sinergias de grupo

Objetivo 2| Responsabilidade Social
Público alvo| Comunidade
- Incrementar uma rede social de apoio ao cuidador de seniores
- Intervir junto de crianças e jovens realizando actividades que estimulem o entusiasmo pela aprendizagem e desenvolvimento saudável e sustentável, com base no Cuidar da Terra e do Cuidar das Pessoas
- Open day de terapias, workshops, oficinas e cursos por contributo livre
- Formação, dinamização e sensibilização para o voluntariado

2ª Fase| Implementação do espaço físico


Após divulgação e promoção, criam-se sinergias de conhecimento, que permitem a criação de uma equipa multidisciplinar e de um espaço físico onde se reúnem todos os serviços prestados.

Objetivo| Criar comunidade de desenvolvimento e humano
- Espaço multidimensional (eco-turismo): área de meditação, clinica & spa, área de cultivo e refeição, área residencial/retiro, área agro-florestal, área de contemplação, área de dinamização de actividades, área de lazer e partilha (convívio, tertúlias)
- Dar continuidade à atividade de serviços de outsourcing

RESULTADOS
 

Individuo| Cada Ser adquire consciência do Amor ilimitado que existe dentro dele e de quão fácil é partilhar esse amor com outros.
Comunidade Envolvente| Dinamização da economia local e da resiliência da comunidade.
Terra| Optimização da utilização dos recursos naturais.
Win to Win| Individuo feliz, Comunidade feliz, Planeta feliz, traduz-se em Abundância para todos.